Como “lideranças” transformam “militantes” em dinheiro

Não havia uma tabela. O valor era apenas comentado nos bastidores e em blogs políticos. Dizia-se que os marqueteiro calculavam em 50 reais o custo do voto.

Isso traduzia-se da seguinte forma: se um cargo exigia ao menos 100 mil votos para uma eleição tranquila, era bom o candidato estar preparado para gasta algo em torno dos R$ 5 milhões. O valor, em tese, serviria para trabalhar o nome do candidato junto ao eleitorado.

Mas havia uma relação mais questionável com as lideranças.

Liderança é o militante que fala em nome de um grupo. É ele quem negocia o apoio ao candidato. Por vezes, num papo cara a cara. Um papo simples: o candidato pergunta quantos votos a liderança garantirá naquela região, a liderança responde, o candidato multiplica a promessa pelo valor calculado pelo marqueteiro e repassa à liderança a verba para — de novo, em tese — gastá-la com palanques, panfletos, “baratinhas”, bandeiras, etc.

Feito o acordo, a liderança voltava a se reunir com os militantes com a ordem: nosso candidato é Fulano de Tal, votem nele, peçam voto a ele.

Eu, claro, nunca acreditei que a liderança utilizaria aquela verba para o devido fim. Tinha a certeza de que colocaria o dinheiro no bolso e apenas contaria com a cegueira dos seguidores. E uma delas me confessou que de fato eu tinha alguma razão.

Terminada a eleição, me contou que estava aliviado. Vinha com medo de a região não render a quantidade de votos que prometera ao candidato. Se não desse, ficaria com o filme queimado e teria as portas do gabinete fechadas. E, por receio, usou a véspera da votação para distribuir dinheiro vivo em praça pública.

Deu certo. Porque o Brasil é um país que adora premiar quem faz errado.

Anúncios

Publicado por

Marlos Ápyus

Um cara simples

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s