O mal que o anonimato faz nas redes sociais

O primeiro caso: a figura era muito gente boa, divertida, todos a seguiam e a adoravam. Por um problema pessoal, preferiu fechar sua existência nas redes sociais. Voltou pouco depois com um perfil anônimo. Neste, é ácido, rancoroso, agressivo até. O típico perfil que os bilionários do Vale do Silício adorariam derrubar, pois deixa o ambiente tóxico e afugenta outros usuários.

O segundo caso: o perfil anônimo era chato, inconveniente, barulhento, perdia a razão em inúmeras oportunidades. Um dia, foi desmascarado. Imediatamente passou a ser mais comedido, dosava melhor o que dizia, soava mais sensato. Hoje, eu gosto muito mais dele assim.

A melhor forma de preservar a liberdade de expressão na redes sociais é acabar com o anonimato. Sem ele, os usuários entenderão que o que falam gera consequências, para quem fala e para quem escuta. E terão naturalmente um comportamento mais responsável.

Sem o anonimato, o trabalho da Justiça é bastante facilitado. Nenhum anônimo consegue se esconder para sempre. Mas encontrar o esconderijo custa uma pequena fortuna. Só os mais ricos têm condições de se protegerem destes ataques.

No próprio Twitter, já há uma opção para uma interação exclusiva com contas verificadas. Mas o selo continua sendo um mistério aos leigos. No dia em que uma rede social aceitar apenas usuários identificados, quero crer, criará um ambiente muito mais harmônico quebrando as pernas da concorrência.

Porque ligar o celular apenas para se estressar uma hora cansa. E esse cansaço já se fez sentir no bolso de muito bilionário. Está aí o Twitter como melhor exemplo.

Anúncios

Publicado por

apyus

Um cara simples

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s