The Returned era mais Lost do que The Leftovers

Cuse e Lindelof saíram traumatizados de Lost. Porque escreveram um mistério tão instigante que, ao final, foram incapazes de bolar um desfecho tão interessante quanto a jornada. Eu gostei. Mas entendo a revolta gerada ali por 2010.

Desde então, o trabalho da dupla é visto com ceticismo pelo público. Lindelof apareceu com Leftovers, um drama sobre pessoas que somem, que só ganhou aplausos da segunda temporada em diante. Cuse tem ido bem com Bates Motel, mas o algoritmo do Netflix primeiro me convenceu a conferir The Returned, um suspense sobre, vejam só, pessoas que ressurgem.

Após descobrir que a adaptação americana de Les Revenants veio de metade dos criadores de Lost, as comparações se impõem. Se esta tinha uma ilha misteriosa, essa possui uma pequena cidade como antagonista. A “fumaça preta” deu vez a uma “água preta”. Os flashbacks e os episódios dedicados às origens de personagens específicos são peças importantes de ambas. Há também o personagem místico que acredita entender melhor todo o mistério e ser capaz de guiar os perdidos — em vão.

Até a gororoba com ervas para curas mágicas deu as caras novamente. E, claro, os vícios de roteiro: várias das decisões dos personagens, justo aquelas que mais sustentam os mistérios, não convencem.

Talvez Cuse preparasse o terreno para contar uma segunda história dentro do mesmo universo. Mas jamais saberemos, pois a série foi cancelada ao fim da primeira temporada, e com pontas bem soltas. Mas serve como diversão. Ou ainda como motor para uma busca pela versão francesa. Nesta, a segunda temporada foi ao ar, ainda que a história tenha tomado um rumo bem distinto.

Anúncios

Publicado por

apyus

Um cara simples

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s