Das falhas do liberalismo

Eu já fui mais empolgado com o liberalismo. E nem faz tanto tempo. Hoje, ele me soa um bom macete para a prova: colocando-o em prática, você acerta bem mais do que erra. E isso ainda é um elogio, por mais que seus principais devotos não aceitem qualquer gentileza que não o enquadre como perfeição.

Em especial, noto falhas na lógica defendida para a segurança pública. Mais especialmente ainda, na imigração descontrolada. No que explicitamente pedi explicações, ganhei estatísticas. Que até funcionam para justificar uma ou outra medida pública, mas não evitam que o problema siga ganhando corpo e colecionando vítimas que não irão se consolar com números numa planilha.

Também me incomoda a relação de expoentes deste mercado com o que de pior a humanidade produziu. Após séculos, a escravidão voltou à história europeia por obra de mercantilistas. Mas a coisa não parou ali. Partiu da lógica do mercado o emporcalhamento do meio ambiente, além do apoio a genocidas, ditadores e corruptos. 

O papo de que esse não é o verdadeiro capitalismo, é o de compadrio, de Estado, etc, lembra-me o de que o verdadeiro socialismo ainda está por vir. A mim, parece cada vez mais claro que o mercado só é benéfico quando alguém contém seus exageros. E essa contenção parte da sociedade, por intermédio de seus governos, que se veem obrigados a representá-los em algum momento. Quando não há a devida cobrança, agem como comparsas, como predadores. E o Brasil conhece bem essa realidade. É a que vive hoje.

Do pouco que sei, desconheço motor melhor para mudanças benéficas à sociedade. Ainda assim, cabem questionamentos, como os dos parágrafos anteriores. Até que respostas satisfatórias venham, ficará a sensação de que a teoria falha em pontos cruciais. E que o mais prudente é evitar mergulhos de cabeça nela.

Anúncios

Publicado por

apyus

Um cara simples

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s