Debates, pra que te quero?

É como se indiretas fossem armas de destruição em massa. Você tem um alvo, mas atinge também todos os que se encontram no raio de ação. Eu evito ao máximo usá-las. Se me atingem, assumo que foram direcionadas a mim, e nem acho que estou errado ao agir assim. Ora… Se me encaixo na descrição, tenho direito a uma réplica.

Só nos últimos dias, fui indiretamente acusado de “passar pano” para Michel Temer, que teria censurado a Folha, Joice Hasselmann, que seria uma figura indefensável, Milo Yiannopoulos, que seria um pedófilo, e acho que sobrou até para um breve comentário que fiz sobre racismo ao analisar “Medo do 13”.

Se eu tivesse dito ontem que acho infantil o apoio cego a qualquer privatização sem a devida ciência do processo em questão, que as da era FHC têm, sim, graves problemas, que houve casos em que a coisa foi mal feita de tal forma que, anos depois, a empresa findou reestatizada sem ninguém sequer perceber, chegaria uma indireta dizendo que eu estava “passando pano” para Flavio Bolsonaro, uma figura para a qual eu estou descomendo.

É uma expressão que me irrita, mas vou novamente dedicar alguma seriedade a ela. Por extenso, “passar pano” seria algo como uma defesa acovardada de um protegido que errou. Essa defesa seria movida pela paixão para com o autor do erro. E o protesto nasce do lado que não só acha ter razão, mas que tal posicionamento seria inquestionável ao ponto de merecer uma unanimidade.

Eu, sinceramente, não passei anos criticando os debates esquerdistas, aqueles em que as cadeiras eram ocupadas apenas por iguais que concordavam entre si, para me sentir obrigado a aderir à maioria sempre que a discussão esquentasse acima da temperatura ambiente.

Os reaças – quando uso o termo, sempre refiro-me a liberais, conservadores e até mesmo esquerdistas que andaram discordando dos rumos da esquerda – precisam e podem ser bem melhores do que isso.

Sigo acreditando. Menos, mas acreditando.

Anúncios

Publicado por

Marlos Ápyus

Um cara simples

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s